Carregando . . .
Return to homepage

Oceano Atlântico

Progresso da Descoberta: 0%

Profundidade: 0m

Temperatura: 20°c

Role para explorar

Uma jornada da Blue Marine Foundation

A rede de vida do Oceano

Nós usamos áudio para aprimorar sua experiência. Uma rica trama de vida marinha, tudo está interconectado

Os peixes têm um papel vital no delicado equilíbrio da saúde do oceano.

Um oceano saudável é mais resistente.

Um oceano saudável cheio de vida pode ajudar a amenizar os impactos das mudanças climáticas. Populações saudáveis de vida marinha também têm mais chance de resistir às rápidas mudanças ambientais.

Eis um fato para você...

Mais de 3 bilhões de pessoas dependem do peixe como sua principal fonte de proteína animal.

As populações de peixes não são infinitas, muitas espécies estão agora em risco de extinção pela pesca excessiva e a pesca predatória.

Thunnus albacares

Atum de barbatana amarela

Estado: quase ameaçado

No Oceano Índico, o atum amarelo tem sido objeto de pesca excessiva desde 2015 e as capturas agora precisam ser reduzidas com urgência para evitar que ele desapareça.

Pesca excessiva é a retirada de peixes em velocidade superior à sua capacidade de se reproduzir, levando ao colapso das populações. Na realidade, 90% dos grandes peixes predatórios já desapareceram.
Existem muito modos danosos de pesca, incluindo a pesca de arrasto de profundidade e a dragagem. Esses métodos perturbam o leito marinho, destroem os habitats marinhos e podem matar outros animais cuja captura não é visada.
Se pararmos com a pesca excessiva, a biodiversidade marinha se recuperará e ajudará a impedir as mudanças climáticas.

Como tornar a pesca mais sustentável?

A pesca sustentável permite a regeneração dos habitats e das populações de peixes, incluindo as espécies não diretamente visadas pela pesca, ou “não alvo”. Ela extrai menos peixes do os que são repostos naturalmente e faz isto de modo não destrutivo.

A pesca tem sido uma parte importante da vida em Berwickshire há centenas de anos.
Antes famosa pela próspera pesca de arenque no século XIX, agora vários pescadores locais pescam caranguejos e lagostas usando potes estáticos ou “cestos” como são conhecidos localmente.
Este método de pesca tem menos impacto no leito marinho e quando os potes são trazidos a bordo, os caranguejos e lagostas abaixo de um certo tamanho são devolvidos ao mar, tendo a chance de se reproduzir antes de serem apanhados.
Isto mantém as populações de espécies em níveis mais sustentáveis. A pesca em níveis sustentáveis é essencial para as futuras gerações e para a saúde do oceano.

Veja se consegue acertar esta...

O que torna a pesca comercial a maior operação de caça do planeta?

As mudanças climáticas também afetam os peixes e os habitats marinhos.

Arraste o termômetro para o fundoa esquerda para reverter o aquecimento

As mudanças climáticas

Os peixes são sensíveis às mudanças na temperatura da água

À medida que a água do oceano aquece, as populações de peixes vão se movendo para mais perto dos dois polos do planeta em busca de água mais fria. Isto afeta os ecossistemas e as comunidades costeiras que dependem das pescas locais.

Eis um fato para você...

A pesca sustentável e a diminuição das emissões de carbono poderiam reduzir em 60% o risco de extinção das espécies marinhas vulneráveis.

Proteger as áreas de nosso oceano ajuda a reverter os efeitos da pesca excessiva.

O efeito da propagação

Os peixes e outras formas de vida marinha prosperam nas áreas protegidas e então “se propagam” para o oceano circundante.

As AMPs criam espaço para que a vida marinha cresça e se multiplique, parte da qual “se propaga” para as áreas circundantes conforme os animais se deslocam. Esse efeito de “propagação” beneficia todo o ecossistema e ajuda a restaurar as populações esgotadas pela pesca excessiva.

Veja se consegue acertar esta

O que é captura acidental?

Blue Marine Foundation está trabalhando para

Repense como pescamos

A Blue Marine está trabalhando com a comunidade pesqueira local e a Reserva Marinha de Berwickshire para implementar uma pesca sustentável que beneficie a vida selvagem marinha e a comunidade local.

Projetos em Destaque

Explore a Berwickshire Marine Reserve, onde as florestas de algas crescem densas e selvagens, e corais moles e anêmonas cobrem os recifes rochosos. As correntes convergentes de água fria e quente sustentam uma diversidade incomum de vida marinha, desde peixes-lobo do Ártico e grupos de golfinhos-nariz-de-garrafa até corais de concha.

O que posso fazer?

Aprenda sobre métodos sustentáveis ​​de pesca e frutos do mar sustentáveis

Apoie o fim dos subsídios à pesca predatória

Defenda a proteção adequada das águas costeiras

Proteção do
mundo submarino

Mergulhe

Florestas tropicais
do mar

Mergulhe

Você sabia que a alga marinha armazena carbono em suas folhas?

Algumas destas se desprendem e vão para o fundo do mar, arrastando o carbono até o sedimento do leito marinho.